Abrigos

Como construir um abrigo?

por Charles W. Bryant - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução

­­Imagine essa situação terrível: você se perdeu do seu grupo de trilha (em inglês) no final de uma tarde fria de outono e percebe que ficou sozinho na floresta. E não tem nenhuma barraca ou saco de dormir e, enquanto isso, a noite vai caindo rapidamente na floresta. Você grita e não ouve nada além do vento gelado. Você marca uma árvore, anda meio quilômetro e volta em todas as direções. Não há ninguém por perto. Sente um arrepio e percebe que estará em sérios apuros caso não consiga um abrigo para se proteger do frio da noite. O que acontecer nas próximas horas pode decidir se você irá sobreviver ou não àquela noite.

Você pode pensar que nunca precisará aprender técnicas de sobrevivência. Contudo, o fato de você não se achar um Rambo não significa que não enfrentará uma situação como essa. Poderia acontecer um desvio de uma estrada íngreme e sossegada. Talvez você fique ferido e incapaz de pedir ajuda. Conhecer algumas técnicas básicas de sobrevivência lhe darão uma chance de lutar pela vida.

O manual de campo 21-76-1 do exército norte-americano diz que sobrevivência é uma "decisão". Isso significa que se seguir os passos certos em uma situação de vida ou morte, você terá uma boa chance de sobreviver e contar a história. Existem muitas decisões importantes que você deve tomar para sobreviver na selva. A primeira e talvez a mais importante é arranjar um abrigo adequado.

Um bom abrigo é importante por vários motivos. Ele não apenas o protege dos quatro elementos fundamentais (água, ar, fogo e terra), mas também o esconde de intrusos selvagens e oferece o conforto psicológico necessário para manter a calma e o controle. Dependendo da situação de sobrevivência em que você se encontra, há várias maneiras diferentes de procurar um abrigo. Neste artigo, nós veremos algumas dessas situações e examinaremos as diferentes maneiras de construir o melhor abrigo para as suas necessidades.

abrigo.jpg

O básico de um abrigo

Ao escolher um lugar para construir seu abrigo, tente ficar próximo a uma fonte de água. Se a situação for a de um acidente de carro ou de avião pequeno, fique o mais perto possível dos destroços. Se a visão estiver muito bloqueada, fique próximo, porém visível. Você também deve evitar riscos naturais como queda de árvores, despenhadeiros e leitos de rio secos. Chuvas fortes podem transformar rapidamente um leito de rio seco em um rio de forte correnteza. O seu abrigo não deve ser maior do que o necessário: quanto maior for o abrigo, mais difícil será manter o calor.

Se possível, não durma diretamente sobre o solo. Empilhar mato ou folhas de pinheiro podem ajudar bastante na retenção de calor corporal. Seu abrigo deve ser ventilado, especialmente se você planeja ter uma fogueira dentro ou perto da entrada. Utilize rochas grandes ou galhos de árvores para bloquear a porta. Isso previne que o calor saia e que os animais entrem.

Vamos supor que você tenha sido desviado para uma montanha à noite e não consegue chegar à estrada. O mais importante é passar a noite em um abrigo de emergência temporário. Tudo o que precisa fazer é providenciar alguma proteção básica dos quatro elementos. Se o terreno estiver seco, você pode simplesmente cavar um buraco no chão e cobri-lo com pedaços espessos de madeira, seguidos de galhos de árvore densos. Galhos de pinheiros são muito bons para isolar o frio. Se estiver chovendo ou o terreno estiver molhado, evite entocar-se em um buraco e saia do solo. Se isso não for possível no momento, faça uma cobertura em terra plana com uma poça para que a água da chuva possa ser drenada.

Outras maneiras de encontrar um abrigo de emergência:

* utilize árvores caídas ou ocas como refúgios para dormir;
* entre em uma caverna ou debaixo de uma saliência para se proteger do vento e da chuva;
* permaneça debaixo de galhos de árvore densos para ter uma cobertura espessa;
* use pedras e troncos grandes para quebrar o vento.

Apenas lembre-se de que em uma emergência, seu objetivo não é o conforto, e sim o de passar a noite até que você possa avaliar sua situação e construir um abrigo apropriado. Também é importante ter cuidado quando estiver lidando com cavernas. Fique perto da entrada da caverna para não se perder e esteja atento às outras criaturas que também estão procurando abrigo como você.

Abrigos utilizando materiais disponíveis

É vital em qualquer situação de sobrevivência fazer uso de qualquer coisa que você encontrar ou que você já tenha disponível. Quase sempre, você encontra materiais úteis deixados por outros. Um pedaço de corda de escalada, uma placa de plástico ou até mesmo uma bota de trilha pode ser de grande utilidade na floresta. Você deve sempre juntar aquilo que já possui ou que encontrar e guardar esses materiais em seu acampamento de base. Itens como ponchos, redes de náilon ou pára-quedas podem servir como materiais de abrigo.

Se você tiver um poncho ou qualquer tipo de placa de plástico, você poderá construir vários tipos diferentes de abrigos. O que você deve fazer é imitar o formato de uma barraca. Para um abrigo básico contra a luz, tudo o que precisa fazer é distribuir o material de forma que você possa se abrigar dentro dele. Se tiver uma corda, você poderá amarrá-la entre quatro árvores para formar uma cobertura. Você pode estilizar um abrigo ao colocar uma corda no centro do poncho entre duas árvores, e então prender as laterais no solo com madeiras afiadas para criar um formato de A. Outro abrigo em forma de telhado simples pode ser feito amarrando dois cantos opostos do poncho às árvores. A outra extremidade se inclina diagonalmente no chão e pode ser segura com pedaços de madeira ou rochas pesadas.

abrigo_1.gif

Se você não tiver nenhuma corda, construa uma barraca que comporte uma pessoa com galhos de árvore:

* pegue um ramo de árvore bifurcado em Y e prenda-o cerca de 30 cm dentro do solo, com o "Y" apontando para cima;
* a viga mestra do telhado é o apoio central do teto e deve ser reta e resistente. Coloque-a do chão até a bifurcação, apoiando-a no "Y".
* crie uma estrutura em formato de "A" para a porta da barraca com galhos diagonais em direções opostas um do outro que se encontram na bifurcação;
* use videira ou galhos de árvores finos para juntar todos os três pontos de suporte;
* crie uma estrutura em forma de costelas com os galhos colocados na diagonal ao longo da viga mestre do telhado, de modo largo o bastante para obter um espaço dentro;
* quando terminar de construir a estrutura, coloque a cobertura no topo e prenda-a com madeiras pontiagudas.

abrigo_2.gif

­Se você tiver material suficiente e deseja estar suspenso do chão, você pode criar uma cama de lona. Procure dois galhos compridos e resistentes e enrole-os no material em cada lado como um grande pergaminho, deixando cerca de 30 cm de madeira exposta em cada um dos lados. Então, simplesmente prenda a cama em quatro árvores a alguns metros do chão. Suba com cuidado, mas note se o seu peso corporal mantêm a estrutura firme, levando em consideração que ela deve estar coberta com a quantidade de material suficiente.

Junte essa cama de lona suspensa com uma cobertura para criar uma plataforma elevada. Se você não conseguir encontrar quatro árvores próximas o bastante, use uma árvore bifurcada em uma das extremidades para criar uma base em formato de "Y". Se você tiver uma corda, mas nenhuma árvore para amarrá-la, amarre-a ao redor de uma rocha de tamanho médio e afunde-a em cerca de 15 a 20 cm no chão. Se você amarrar cordas ou cordel em uma altura maior do que a do abrigo, você deverá anexar pedaços de madeira. Arranje um pedaço de madeira de 15 cm e junte-o à linha a alguns centímetros de onde ele encontra o material. Isso permite que a água desça pelo pedaço de madeira em vez de permanecer em seu abrigo.

Na próxima seção, nós veremos como construir um abrigo usando somente materiais naturais.

Abrigos de Expedientes de Campo

O termo militar norte-americano que designa o uso de objetos naturais para concluir uma tarefa é expediente de campo (FE). Se estiver perdido ou isolado na selva e não possuir nenhum material, você precisará de ferramentas de FE e abrigo.

Abrigos de FE utilizam os mesmos métodos daqueles construídos com ponchos ou lonas. A única diferença é o material que você utiliza para cobrir a estrutura. Após construir a estrutura, utilize galhos e moitas para criar o telhado. Galhos de pinheiro criam um bom isolamento, mas somente se você juntar e trançar várias folhas, galhos e gravetos, você terá um abrigo adequado. Pense no telhado do seu abrigo como o de uma casa. Trabalhe em camadas construídas a partir do solo e mantenha os galhos virados para baixo a fim de escoar a água da chuva.

Uma cabana de fragmentos é um abrigo de FE fácil de se construir e oferece uma ótima proteção contra os quatro elementos fundamentais. Para construir uma cabana:

* posicione uma viga mestra, aquela que dá a extensão do abrigo, com um lado no chão e o outro no topo de uma base rígida como uma tora de árvore ou um seixo. Você também pode amarrá-la em uma árvore;
* pegue mais dois galhos espessos e os coloque diagonalmente no topo da viga mestra e os amarre juntos com uma videira;
* use galhos de árvore espessos para alinhar a extensão da viga e criar uma estrutura em forma de costelas. Certifique-se de que ficou larga o bastante para acomodá-lo;
* coloque galhos menores cruzados para criar um efeito de treliça;
* acrescente fragmentos mais leves como folhas de pinheiro até obter uma espessura de 60 cm: quanto mais espesso for o fragmento, mais proteção ele irá oferecer;
* cubra o chão da parte de dentro da estrutura com pinheiro e folhas e bloqueie a entrada com uma rocha ou mais fragmentos.

abrigo_3.gif

­Se você estiver em um local com bastante neve e com muitas árvores perenes ao redor, construa um abrigo de neve em uma cavidade:

* procure uma árvore perene com galhos baixos;
* cave a neve na profundidade e diâmetros desejados: quanto mais confortável, melhor;
* preencha bem o interior do poço de neve;
* use os galhos naturais acima e acrescente galhos adicionais para a cobertura;
* use galhos como isolamento no solo interior.

abrigo4.gif

Outras dicas para se lembrar:

* se você quer uma fogueira, é melhor mantê-la do lado de fora ou próxima da entrada do abrigo. Em condições extremas, você pode trazê-la para dentro, mas o local deve ser bem-ventilado e as chamas não podem se aproximar das paredes do abrigo;
* esquente rochas na fogueira e as empilhe no interior do abrigo para um aquecimento extra;
* sempre desligue o gás ou a lanterna dentro do seu abrigo: o gás do monóxido de carbono pode matá-lo;
* metal fundido não é bom para fazer telhados. Ele desviará a água e o vento, e também o sol necessário ao aquecimento;
* a neve é um ótimo isolamento, então utilize-a o máximo possível;
* despeje água sobre telhados de palha no clima gelado: isso criará um isolamento congelado que o protegerá.

Qualquer que seja a sua situação de emergência, o mais importante é manter a calma e o controle. Pânico não o levará a lugar nenhum e ter o conhecimento de algumas habilidades de sobrevivência rudimentares pode fazer a diferença em situações de vida ou morte. Abrigos básicos são fáceis de construir e cruciais para sobreviver a elementos nocivos das grandes áreas abertas. Se você gosta de acampar ou for um praticante de trilhas (em inglês), você deve treinar a construção de um abrigo na sua próxima excursão. Isso pode ser educativo, um potencial salva-vidas e também muito divertido.

Exemplos

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License