Exemplos de Abrigos
Table of Contents

Existe uma inesgotável diversidade de modelos de abrigos e formas de acampar que só a experiência nos ensina. Uma simples lona em forma de tenda basta para construirmos um abrigo.

Outro fator importante é sabermos aproveitar os materiais que a natureza nos oferece para a montagem de nosso abrigo. Não importa a altura de um abrigo ou o material que contamos para construí-lo, o importante é utilizar o que esta ao nosso alcance, para fazer da vida ao ar livre uma arte.

A sobrevivência e a busca de conforto no campo desenvolvem o talento de fazer como uma lona plástica, diferentes desenhos de abrigos e tendas para acampamentos improvisados. Isso não quer dizer que não se tenha programado o acampamento, e sim que, com a lona que faz parte do equipamento, pode-se adaptar-se facilmente as necessidades em caso de alguma emergência.

A escolha do local é muito importante, tente escolher uma área elevada e com um pequeno caimento, pois no caso de chuva você não correrá o risco de ter seu abrigo ou barraca alagada.

Jamais monte seu abrigo na encosta de morros que apresentam riscos de desabamento, bem como sob árvores velhas que podem ter galhos derrubados com o vento. Tente imaginar o caminho que a água fará em caso de chuva forte, procurando por sinais que demonstrem tais caminhos.

Carregar na mochila uma lona plástica é imprescindível, pois alem de poder proteger a própria mochila, serve para construir abrigos e nos proteger do sol, vento, frio e chuva, também como isolante do chão úmido e gelado, devendo fazer parte do equipamento para excursões e jornadas.

Lona

Se você for usar lonas para contruir um abrigo com lona há várias formas rápidas e fáceis de se fazer isto. A lona irá automaticamente lhe dar uma proteção contra o vento e a chuva. Mas lembre-se dos seguintes pontos:

* Prefira contruir abrigos naturais.
* Nunca durma no chão diretamente, forre o chão com folhas ou gramas.
* Preste atenção no vento e escolha uma local adequado.
* Tome cuidado com a drenagem. Se chover você não quer levantar no meio do temporal.
* Sempre tenha ventilação. Um abrigo completamente fechado pode ser quente, mas pode ser perigoso.

abrigo_lona.gif

a) Um abrigo simples, útil se seu abrigo não é muito grande.
b) Melhor contra a chuva. O abrigo deve ficar em declive para manter o ocupante seco.
c) Um abrigo como um telhado. Prenda a extremidades para evitar que o vento e a chuva entrem.
d) Talvez o mais simples de todos eles. Protege do vento. Não é bom se a lona for muito pequena.
e) e f) Um bom pequeno e estreito abrigo. Construa o fim do triângulo virado para onde provém o vento. Somente confortável para dormir dentro. Uma dupla camada de lonas é preferível se o material utilizado não for totalmente impermeável como as modernas lonas plásticas.

Tenda

Uma tenda é um muito fácil de construir e pode ser bastante prática. Tudo que você precisa fazer é amarrar algumas varas como se você fosse fazer um tripé. Amarre-os no chão e quando levantá-los escolha o ângulo que desejar.

abrigo_tenda.jpg

Uma tenda com um ângulo mais íngrime irá ser mais eficiente contra a chuva, mas um ângulo menor (mais aberto) irá deixar um espaço maior dentro da tenda. Cubra a tenda com lonas (cubrir com vegatação não é muito eficaz e prático). É interessante enterrar as estacas se o ângulo escolhido for pequeno.

abrigo_tenda_2.jpg

Vários

abrigo12.jpg
_
abrigo15.jpg
_
abrigo16.jpg
_
abrigo17.jpg
_
abrigo2_1.jpg
_
abrigo_1.jpg
_
abrigo_2.jpg
_
abrigo_3.jpg
_
abrigo2.jpg
_
abrigo3_1.jpg
_
abrigo3_2.jpg
_
abrigo3_3.jpg
_
abrigo3_4.jpg
_
abrigo4.jpg
_
abrigo5.jpg
_
abrigo6.jpg
_
abrigo7.jpg
_
abrigo8.jpg
_
abrigo9.jpg
_
Abrigo_Suspenso1.gif
_
Abrigo_Suspenso3.gif

Video

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License