Amarra Quadrada

Amarra utilizada para unir duas hastes formando um ângulo de noventa graus. É a amarra básica para a construção de qualquer pioneiria.

É usada para unir dois troncos ou varas mais ou menos em ângulo reto. O cabo deve medir aproximadamente setenta vezes o diâmetro da peça mais grossa. Começa-se com uma Volta de Fiel bem firme ou uma Volta da Ribeira. A ponta que sobre desse nó, deve ser torcida com o cabo para maior segurança ou utilizada para terminar a amarra unindo-se a ponta final com um nó direito. As toras ou varas são rodeadas por três voltas completas redondas entre as peças (enforcamento) concluindo-se com a Volta do Fiel na vara oposta ao que se deu o nó de início ou com o nó direito na extremidade inicial. Observe o desenho. Para unir varas am ângulos retos ou em cruz.
A - Coloque as duas varas na posição mostrada na figura 1.
B - Dê um nó volta do fiel com uma extremidade da corda na vara vertical, fazendo passar a extremidade mais comprida da corda pelo laço, conforme mostra a figura 2, o que fortalece o nó.
C - Mantenha fiememente unidas as varas, passando a corda por baixo e em frente a vara horizontal, então por trás e para cima, de novo em torno e pela frente, de modo que a corda volta a posição inicial. Repetir esse enlaçamento pelo menos três vezes, firmando fortemente a marra. Não cruzar a corda sobre e centro das varas ou no topo ou em baixo.
D - Termine por apertar bem, isto é feito enrolando a corda entre as duas varas e puxando firmemente para uní-las com a primeira volta.
E - Termine com qualquer dos seguintes nós:
Volta do Fiel, Nó Direito, Fateixa em volta de uma vara e unindo as extremidades da corda com uma escota.

Resumo:
amarra_quadrada_1.gif

Passos:
amarra_quadrada.jpg

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License